← Inteligência em commodities

Grãos recuam em Chicago, mas dólar em alta amortece pressão no Brasil

Soja, milho, óleo de soja e trigo encerraram o dia em queda em Chicago, com a colheita norte-americana avançando e o mercado cauteloso antes das conversas entre Estados Unidos e China. No Brasil, o dólar subiu 1,19%, para R$ 5,1634, oferecendo proteção parcial contra as perdas externas.

Soja · BaixaMilho · BaixaFarelo · NeutroÓleo · BaixaTrigo · Baixa
Driver principal

Avanço da colheita nos Estados Unidos e cautela antes das conversas comerciais entre Estados Unidos e China

Grãos recuam em Chicago, mas dólar em alta amortece pressão no Brasil

Resumo executivo

Os principais grãos fecharam em queda em Chicago nesta quarta-feira. A soja recuou 0,57%, o milho perdeu 0,61% e o trigo caiu 1,22%. O óleo de soja também cedeu, enquanto o farelo terminou praticamente estável.

A sessão refletiu uma combinação de avanço da colheita nos Estados Unidos, melhora das condições para o plantio do trigo e cautela antes das conversas entre os governos norte-americano e chinês. Após a valorização observada na leitura anterior, o mercado reduziu parte do prêmio associado à expectativa de novas compras chinesas.

No Brasil, o dólar subiu 1,19% e fechou a R$ 5,1634. A valorização da moeda norte-americana compensou parte da queda de Chicago na formação dos preços em reais, deixando uma leitura menos negativa para o produtor brasileiro do que a tela externa, isoladamente, poderia sugerir.

Soja

A soja para novembro fechou a US$ 13,18 por bushel, queda de 0,57% em relação à sessão anterior. A mudança mais importante do dia foi a perda de força do otimismo que havia sustentado os preços na véspera.

As atenções permaneceram concentradas nas relações comerciais entre Estados Unidos e China. O mercado aguarda sinais de compras adicionais de produtos agrícolas norte-americanos, mas a falta de novos anúncios de soja durante a sessão incentivou uma postura mais cautelosa. Segundo a Bloomberg, os investidores reduziram posições otimistas antes do encontro entre os presidentes dos dois países.

Ao mesmo tempo, a colheita norte-americana ganhou ritmo. O relatório semanal do USDA, o departamento de agricultura dos Estados Unidos, mostrou 12% da área de soja colhida até domingo, acima dos 6% da semana anterior e da média de 8% para o período. O avanço aumenta a entrada de produto no mercado e tende a limitar altas no curto prazo, especialmente quando não há uma aceleração equivalente da demanda.

Para o Brasil, a queda externa foi parcialmente neutralizada pelo câmbio. Com o dólar acima de R$ 5,16, a conversão das cotações internacionais tornou-se mais favorável em reais. Isso não elimina a pressão de Chicago, mas ajuda a proteger o valor recebido pelo exportador e pelo produtor nacional.

Milho

O milho de dezembro fechou a US$ 5,285 por bushel, baixa de 0,61%. Assim como na soja, o movimento representou uma correção após a valorização da sessão anterior.

A colheita nos Estados Unidos chegou a 13% da área, ante 8% na semana anterior e média de 11%, de acordo com o USDA. Esse ritmo ligeiramente mais rápido reforçou a percepção de aumento da oferta disponível nas próximas semanas.

Pelo lado da demanda, houve uma venda de 100 mil toneladas de milho norte-americano para o México. O negócio ofereceu algum suporte, mas não foi suficiente para compensar a pressão da colheita e a ausência de compras mais amplas associadas à China.

No Brasil, a leitura segue mais equilibrada. O dólar valorizado ajuda a competitividade do milho brasileiro no mercado internacional, enquanto o consumo interno permanece sustentado pelas cadeias de proteínas animais e pela expansão do etanol de milho. A Conab projetou na semana passada uma produção próxima de 148 milhões de toneladas para 2026/27, com crescimento da área plantada e das exportações.

Esse cenário mantém duas forças opostas: uma oferta brasileira potencialmente maior e uma demanda doméstica também crescente. Por isso, o efeito da queda em Chicago tende a variar conforme a região, a disponibilidade local e a necessidade de compra de indústrias e exportadores.

Farelo e óleo de soja

O farelo de soja para dezembro fechou a US$ 370,60 por tonelada curta, praticamente estável. O desempenho mostrou maior resistência do que o grão, embora sem força suficiente para sustentar uma leitura positiva para o complexo da soja.

O óleo de soja encerrou a 67,81 centavos de dólar por libra-peso, recuo de 0,16%. A queda foi moderada, mas contribuiu para a pressão sobre a soja em grão.

A diferença entre os derivados indica que o mercado não fez uma reavaliação ampla das margens de processamento. O farelo permaneceu sustentado pela demanda para alimentação animal, enquanto o óleo acompanhou o tom mais fraco das commodities agrícolas. Para o Brasil, o câmbio também limita parte do impacto negativo, sobretudo nas operações ligadas à exportação de derivados.

Trigo

O trigo de Chicago para dezembro fechou a US$ 7,085 por bushel, queda de 1,22%, a maior perda percentual entre os produtos acompanhados.

O cereal foi pressionado pela melhora das condições de umidade em áreas produtoras dos Estados Unidos, fator favorável ao plantio das variedades de inverno. Ao mesmo tempo, o mercado acompanhou a possibilidade de recuperação dos fluxos de exportação pelo Mar Negro, o que poderia ampliar a concorrência internacional.

Para o mercado brasileiro, a queda em Chicago reduz parte da pressão externa sobre os custos de importação. O efeito, porém, foi contrabalançado pela valorização do dólar. Como o Brasil depende de trigo importado, especialmente da Argentina, o câmbio mais alto encarece a conversão do produto estrangeiro para reais e pode sustentar a paridade de importação.

Câmbio e macro

O dólar fechou a R$ 5,1634, alta de 1,19% sobre a sessão anterior. Foi a principal mudança para a formação dos preços agrícolas no Brasil.

Em uma sessão de queda em Chicago, a valorização da moeda norte-americana funcionou como amortecedor para soja, milho e trigo. Esse apoio não é uniforme: regiões mais ligadas à exportação sentem o efeito com maior rapidez, enquanto mercados dependentes do consumo interno respondem também à oferta local, aos custos logísticos e à necessidade imediata dos compradores.

O ambiente internacional continuou condicionado pelas expectativas em torno das conversas entre Estados Unidos e China. Para os grãos, o ponto central será a existência de compromissos concretos de compra. Declarações políticas sem volumes, prazos ou produtos definidos tendem a produzir oscilações curtas, mas não alteram sozinhas o balanço de oferta e demanda.

Leitura Brasil

A leitura para o mercado brasileiro é neutra. Chicago trouxe pressão negativa, mas o dólar mais alto reduziu a transmissão das perdas para os preços em reais.

Na soja, a combinação entre câmbio e expectativa de demanda chinesa impede uma avaliação claramente baixista, embora o avanço da colheita norte-americana exija cautela. No milho, o crescimento esperado da oferta brasileira convive com consumo interno firme e boas perspectivas de exportação. No trigo, a valorização cambial limita o benefício da queda externa para compradores nacionais.

Para o produtor, o dia reforçou a importância de observar Chicago e câmbio em conjunto. A queda dos contratos internacionais não significa necessariamente redução de igual intensidade no mercado doméstico quando o real se desvaloriza.

O que observar na próxima sessão

  • Resultados e declarações das conversas entre Estados Unidos e China, especialmente referências a compras agrícolas.
  • Novos anúncios de vendas de soja, milho ou trigo pelo USDA Foreign Agricultural Service.
  • Ritmo da colheita de soja e milho nos Estados Unidos e previsões de chuva para as áreas produtoras.
  • Comportamento do dólar após a alta desta quarta-feira.
  • Reação dos compradores brasileiros à combinação de Chicago mais fraca e câmbio mais firme.
  • Condições de plantio da safra brasileira 2026/27 e evolução das projeções da Conab.

Fontes

Conteúdo informativo produzido pela Premium Commodities. Esta análise não constitui recomendação de investimento, compra ou venda de ativos ou commodities.